O assistente social ou o altruísmo consciente

O altruísmo é uma prática generalizada que permite que nos sintamos bem, pois consiste em fazer algo para melhorar o estado das coisas. Algumas das formas mais conhecidas do altruísmo são: ajudar os doentes, os incapacitados, os idosos, os deficientes, os mendigos. O altruísmo se manifesta de muitas formas. Além disso, o trabalho social é feito por aqueles que se dedicam a fornecer apoio profissional através de programas e organizações governamentais ou privadas, como outra forma de altruísmo. Claro que é melhor ajudar aos necessitados com a melhor das intenções. No entanto, a grande maioria dos esforços para contribuir com a sociedade não tem conhecimento da realidade e das causas das doenças do mundo, uma lamentável falta de visão que dificulta o pleno impacto das obras.

O que fazer para que as pessoas alcancem um plano superior de compreensão da realidade?

Muitos dos problemas são causados por ações indevidas feitas em outra vida. Mas aceitar isso não é fácil. Devido à educação de hoje em dia, as pessoas não acreditam em vidas passadas, logo, as sequelas deixadas por elas não são compreendidas ou aceitas nesta vida. O que pode-se explicar de tais reações, por exemplo, por as pessoas serem atingidas até hoje pelo o que lhes aconteceu na infância, é por não se darem a chance de nascer. Trata-se da lei superior de ação e reação, a Lei de Talião. Então, quando alguém sofre (sem, aparentemente, doer), se fala do impacto das ações da vida passada.

O sofrimento não é inútil. Este cumpre com a função pedagógica, é uma mensagem para a atual vida. Sofrer se trata de um alarme, um aviso de que algo deve ser mudado, também faz permitir pensar no mal que está acontecendo.

O assistente social deve entender que, como todo mundo, toda ação tem uma reação equivalente, e que cada um é uma alma responsável por seus atos. Quando não se tem a consciência de que todas as ações, boas ou más, trazem reações, acontece em uma base sólida de conhecimento, oferecendo ajuda e acreditando remediar circunstâncias que nem ele mesmo pode saber o que ocasionou e não ter nem ideia do que realmente é adequado para as pessoas. É essencial ser consciente da causa do problema, assim como do método que deve-se seguir para iluminar alguém. Isto é necessário para penetrar na realidade e compreender as interações do universo, caso contrario, tudo permanecerá sob o véu da incerteza e da ignorância.

No mundo da ação e reação, o assistente social tem a grande responsabilidade de educar e apoiar, assim como tem o sacerdote, o filósofo, o melhor amigo, o pai, a mãe. O propósito da educação é ajudar as pessoas e a quem ajudou. Deus salva àqueles que querem se salvar.

Na Casa da Sabedoria, o assistente social compreende que não se deve machucar os demais e que todos somos irmãos e também eternos. Os indivíduos formados alí, são vegetarianos porque respeitam a vida dos animais e valorizam a lei de compensação que cobra por cada olho ou dente, também adquirem a consciência de que os corpos e suas diversas manifestações, devidas ao carma, não são mais que as etapas que permitem crescer, se arrepender, se entregar, melhor dizendo, evoluir. Sendo assim, o principal objetivo do assistente social ou o altruísmo consciente da Casa da Sabedoria, é fazer com que as pessoas pensem na causa de seu sofrimento, se fortaleçam e enfrentem a dor. A Casa da Sabedoria é um programa para o benefício transcendental, destinado àqueles que buscam o amor perfeito e que tem sofrido por fazer-se envolvidos em atividades diversas a este amor que o coração reclama, e que se reflete, por exemplo, na bondade dos hábitos e dos atos. Aqui, o assistente social entende que todos temos um compromisso com a verdade e que qualquer desvio do caminho, traz problemas.
O assistente social deve ser consciente de que a bondade é uma meta muito importante, já que sem ela não é possível o amor, e consciente de que aqui existe uma mútua influência, tendo em vista que sem o amor tampouco há bondade. A bondade é uma qualidade que se deve cultivar, porque, do contrário, podem estar sujeitos à paixão e à ignorância, e se eterniza o sofrimento. O assistente social puro, busca, além de eliminar o sofrimento, ajudar às pessoas a entrarem em contato com sua eterna e verdadeira identidade.

É importante ajudar às pessoas. O trabalho social consciente fortalece a ideia de que só existe verdadeiros triunfos quando se compreende qual é a missão e o sentido da vida. Este trabalho faz com que as pessoas se reabilitem, tomem responsabilidades, se tornem bondosas e compreendam filosóficamente que se está no mundo para aprender, se corrigir, agradecer pelo que tem, incluindo as dificuldades que possam apresentar. Uma pessoa que se encontra em uma posição socialmente ou que tenha problemas de saúde, cresce e se alivia quando é educada com o devido conhecimento.

No caso dos adultos maiores, que muitas vezes estão desanimados e que acreditam que para eles a vida acabou, podem facilmente serem conectados às atividades que elevam o espírito e até possam salvar a vida de jovens deprimidos, por exemplo, esta podería ser sua grande satisfação. Infelizmente, hoje muito desses adultos ressentem, passam dias em frente a uma televisão, reclamando pelos dias perdidos, mas a verdade é que também é tempo perdido cada minuto que não se aproveita o presente.

Não tem que se lamentar pelo próprio destino, a filosofia avançada deve mostrar que existe uma meta muito bela por trás de tudo isso: o Amor Universal, o amor por Deus. A fé neste amor ajudará mais que qualquer outra coisa, ainda que no início alguns não possam cultivar pela falta de bondade e autocrítica. A função do assistente social consciente é reforçar a fé.

O que mais se precisa são pessoas maduras, assistentes sociais, psicólogos, médicos, todos conscientes, pessoas que compreendam as interações ou os vínculos da ação e reação. Isto lhe dará a verdadeira visão de como ajudar o próximo.


Fonte: Coleção Sabedoria Védica
Autor: Swami B.A. Paramadvati